+55 (32) 3355.1483

Blog Candonga da Serra

8 set

5 lugares que você não pode deixar de conhecer em Minas Gerais

Minas Gerais é famosa por sua culinária, pelo povo hospitaleiro e também pelas suas belezas. Não é por acaso, o estado concentra importantes monumentos históricos e vasta diversidade natural.

Parafraseando a famosa canção, oh Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais. E não teria como mesmo. Está pensando em visitar o estado e deseja algumas dicas imperdíveis? Continue a leitura e descubra 5 lugares que você não pode deixar de conhecer em Minas Gerais!

Inhotim

Aberto em 2006 o Instituto Cultural Inhotim tinha (ainda tem) como principal objetivo a conservação, exposição, além da produção de trabalho de arte, inserindo a sociedade por meio de ações educativas e sociais.

Considerado um dos maiores museus de arte contemporânea da América Latina, Inhotim encanta os visitantes. Afinal, ele está localizado em uma área de Mata Atlântica nativa, com milhares de espécies de plantas e animais circulando lado a lado com grandes obras modernas. O instituto está locado em Brumadinho, onde segundo moradores havia uma antiga fazendo, há apenas 60 km da capital mineira, Belo Horizonte.

Cânion de Furnas

Apesar de não ter mar, Minas abriga belíssimos afluentes de água, cachoeiras de tirar o fôlego e também lagos que fazem a diversão de turistas e habitantes locais. Esse é o caso do Lago de Furnas, localizado na cidade de Capitólio.

Por ser ladeado pela Serra da Canastra, o local também é conhecido como Cânion de Furnas e é belíssimo. Para quem gosta de esportes na natureza, como caminhadas e trilhas de bike, além de curtir um mergulho, o local é uma excelente pedida.

Parque Nacional da Serra do Cipó

Fundado em 1978, o Parque Nacional Serra do Cipó foi criado com o objetivo de proteger a fauna e a flora local, sendo que muitas espécies de plantas e animais só existem na região. São várias cachoeiras e pontos estratégicos que os visitantes conhecerem.

O paisagista Burle Marx intitulou o local como Jardim do Brasil. E não é à toa, o parque faz jus ao título. As paisagens exuberantes, bem como a sua variedade geológica e histórica (existem sítios arqueológicos no local), formam um conjunto único e surpreendente às margens do Rio Cipó.

Doze profetas de Aleijadinho

Entre 1794 a 1804, o artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, esculpiu doze esculturas que até hoje adornam a entrada do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas do Campo.

As obras, bem como todo o conjunto, são um importante exemplo da arquitetura do Brasil-colônia. Tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN, anos mais tarde (1985), o conjunto foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Não por acaso, visto que outros grandes artistas também deixaram a sua marca artística no local, entre eles Francisco de Lima Cerqueira, João Nepomuceno Correia e Castro e Mestre Ataíde.

Museu de Sant’Ana

Fundado em 2014, o museu de Sant’Ana está instalado na antiga Cadeia Pública de Tiradentes. A coleção abrigada por ele é diferente do que se vê em outras casas de artes pelo Brasil e mundo. Afinal, toda a obra é dedicada a Sant’Ana, santa considerada a protetora dos lares e das famílias.

São cerca de 291 imagens da santa fabricada em materiais diversos e produzidas, em grande parte, por artistas anônimos entre os séculos XVII e XIX. Além do belo conjunto, a localização histórica denotam ainda mais importância ao local, que merece uma visita atenta.

Esses foram apenas 5 lugares que você não pode deixar de conhecer em Minas Gerais. No estado repleto de riquezas poderíamos fazer uma lista interminável de pontos interessantes. E você, já conhece algum desses locais ou gostaria? Deixe o seu comentário!

 

Deixe um Comentário