+55 (32) 3355.1483

Blog Candonga da Serra

23 out

Arquitetura mineira: conheça algumas obras famosas do estado

Minas Gerais é famosa por suas belezas naturais. No entanto, o estado também é um representante da união entre o moderno e o antigo em suas construções. É fato que  a arquitetura mineira encanta tanto os seus moradores quanto os turistas que têm a oportunidade de visitar as nossas centenas de cidades.

No artigo de hoje falaremos sobre algumas das obras mais famosas de Minas Gerais e as suas características, bem como peculiaridades. Descubra quais são elas a seguir!

Matriz de Santo Antônio, Tiradentes

A Matriz de Santo Antônio é um belíssimo e um dos mais ricos exemplares do chamado barroco mineiro. Construída em frente à Serra de São José, a igreja impressiona quem visita o seu interior, principalmente pelas esculturas de Aleijadinho e a quantidade de ouro utilizada em sua decoração.

Além disso, as pinturas em estilo rococó complementam a construção, enriquecendo ainda mais os detalhes do local e encantando que tem a oportunidade de visitá-la. A igreja também é considerada o mais antigo e principal templo religioso de Tiradentes, datando da época do Brasil colônia, mais especificamente no século XVIII.

Museu da Inconfidência, Ouro Preto

Outro famoso representante do barroco mineiro é a antiga Casa da Câmara e Cadeia de Ouro Preto, onde hoje é abrigado o Museu da Inconfidência. O imponente prédio do construído pelo governador Luís da Cunha Meneses, com projeto de um dos mais importantes nomes da arquitetura na época, José Fernandes Pinto Alpoim. A obra durou 70 anos de 1785 à 1855.

Apesar de ter predominância barroca, o prédio tem outras referências arquitetônicas como no próprio site da instituição diz “horizontalidade e geometrismo do estilo renascentista”, há também traços da arte neoclassicista. Ou seja, o visitante tem a oportunidade de conhecer vários estilos arquitetônicos em um único lugar.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Belo Horizonte

Como dissemos lá no início do texto, a arquitetura moderna também faz parte da história de Minas Gerais e é caracterizada pelos traços sofisticados. Prova disso são as obras do arquiteto Oscar Niemayer na capital mineira, Belo Horizonte. Além Cidade Administrativa, uma das construções mais proeminentes do arquiteto na cidade é o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Construído entre 1942 e 1944 por pedido do então prefeito da cidade, Juscelino Kubitschek, o complexo é composto pela Igreja de Santo Antônio, Casa do Baile, Iate Tênis Clube e a Casa Kubitschek. A ideia do prefeito era desenvolver a área norte da cidade, onde ficava localizada a Lagoa da Pampulha. A ideia deu certo e hoje as obras são referências da capital, além de Patrimônio Mundial da UNESCO.

A arquitetura mineira é única, como você pôde ver ao longo do artigo. Aqui mesmo na nossa querida Tiradentes temos várias construções históricas e também exemplos de obras coloniais que unem o moderno e o antigo.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Minas Gerais? Então, você não pode deixar de curtir a nossa página no Facebook, lá postamos novidades diárias sobre turismo, culinária, curiosidades e muito mais!

 

Deixe um Comentário