+55 (32) 3355.1483

Blog Candonga da Serra

22 jan

300 anos de história: curiosidades sobre Tiradentes

Em 2018 Tiradentes completa 300 anos. A cidade, antes chamada de “Arraial Velho de Santo Antônio” e “Vila de São José do Rio das Mortes”, é repleta de fatos interessantes que permeiam a sua história.

 

No artigo de hoje, uma comemoração aos 300 anos de fundação, desvendamos algumas das principais curiosidades sobre Tiradentes, uma das mais belas localidades do Brasil. Confira!

Riquezas barrocas

Quem visita Tiradentes encontra inúmeros monumentos e construções históricas, entre elas as lindíssimas igrejas barrocas, que além de possuírem uma arquitetura única são compostas por várias riquezas materiais e imateriais.

 

A cidade abriga a segunda igreja mais rica do Brasil, que é a Matriz de Santo Antônio. No interior do templo religioso existe cerca de 480 kg de ouro distribuído nos adornos que a decoram. Ela só fica atrás da Igreja de São Francisco, localizada em Salvador.

Mais antiga “Maria-Fumaça” em funcionamento

A Maria-Fumaça é um dos meios de transporte mais antigos do mundo. Há séculos o trem era utilizado como principal forma de locomoção entre as cidades, o que impulsionou o crescimento de muitas delas. Em 1881 foi inaugurado o trecho ferroviário que ligava as cidades de São João del-Rei e Tiradentes.

 

Desde então, a locomotiva que percorre os 12 km entre as cidades históricas faz com que os passageiros viajem no tempo e ainda tenham a visão das belezas naturais que liga os municípios. Sendo ela, a mais antiga locomotiva ainda em funcionamento no mundo.

Tiradentes e Joaquim José da Silva Xavier

Muitas pessoas ainda acreditam que a cidade recebeu o nome, pois o inconfidente mineiro Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, nasceu nela. Na verdade, ele nasceu entre as cidades de São João del-Rei e Tiradentes, mais especificamente na Fazenda do Pombal.

 

Aliás, a cidade de Tiradentes foi fundada anteriormente e era chamada de Arraial Velho de Santo Antônio, muito tempo depois ela foi rebatizada com o nome que possui até hoje em homenagem ao mártir. O que aconteceu somente após a Proclamação da República.

Patrimônio histórico

As belezas históricas de Tiradentes foram tombadas como patrimônio pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1938. Quando um lugar é tombado por um órgão desse tipo, ele não pode sofrer modificações que levem a demolições ou mesmo reformas.

Ou seja, ele só pode passar por restaurações que conservem as suas características originais e respeitem as normas do IPHAN. Isso é uma maneira de preservar a história e manter viva as memórias de um lugar.

 

Isso tem uma representatividade muito grande para Tiradentes, visto que a cidade foi uma das mais importantes na época da descoberta do ouro e faz parte de um importante capítulo da história do Brasil.

 

São 300 anos de história que merecem ser guardadas na memória de todas as pessoas que passam pelas ruas do nosso belo município. Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais as curiosidades sobre Tiradentes.

 

Ainda não visitou Tiradentes? Então, convidamos você a conhecer os nossos pacotes e fazer uma passeio por uma das cidades mais charmosas do Brasil!

Deixe um Comentário