+55 (32) 3355.1483

Blog Candonga da Serra

21 mar

Tradições da Semana Santa em Minas Gerais

As tradições da Semana Santa em Minas Gerais são famosas em todo o mundo. E não poderia ser diferente, já que as cidades históricas preservam algumas tradições únicas e fazem da maior celebração da Igreja Católica um convite à reflexão e também a visitação de turistas.

 

Por isso, no artigo de hoje trouxemos algumas das celebrações mais marcantes do período. Continue a leitura e confira!

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos marca o início das celebrações da Semana Santa. Geralmente, há uma missa seguida de uma procissão de fiéis com seus ramos que recriam simbolicamente a chegada de Jesus em Jerusalém e o reconhecimento dele em sua figura messiânica.

 

Tanto em Tiradentes quanto em São João del-Rei e também nas cidades próximas, é possível encontrar celebrações em vários horários no domingo que antecede a Páscoa.

Ofício de Trevas

São João del-Rei é uma das únicas cidades do mundo que manteve tradição do Ofício de Trevas sempre em sua programação na Semana Santa. Apesar de outras cidades estarem tentando retomar essa celebração, a cidade mineira é reconhecida mundialmente pelo momento marcante que protagoniza.

 

O momento é uma reflexão sobre os passos de Jesus em seus últimos momentos antes de sua crucificação. A cada salmo proclamado no Ofício é apagada uma vela em um candelabro, apenas a vela que está no meio é a que não se apaga, pois é a representação de Jesus como luz. Vale ressaltar que existem elementos únicos na celebração realizada na cidade, como as músicas especialmente compostas pelo padre José Maria Xavier.

Lava-pés

Tanto Tiradentes como São João del-Rei mantêm a cerimônia do Lava-pés em sua programação da Semana Santa. O rito religioso recria o momento em que Jesus lava os pés de seus apóstolos na Santa Ceia.

 

Geralmente, a encenação nas cidades é realizada com o padre no papel de Jesus e coroinhas como os apóstolos. A ideia de recriar a cena é para preparar os fiéis para o momento que acontece na Sexta-feira da Paixão, sendo realizada na quinta-feira.

Procissão do Enterro

Nem todas as celebrações da Semana Santa são universais. A Procissão do Enterro é um dos momentos que não são realizados em todas as paróquias. No entanto, as cidades de São João del-Rei e Tiradentes a realizam todos os anos.

Ela procede ao descendimento da cruz e a pregação de religiosos. Em São João del-Rei, ela começa na Igreja das Mercês e em Tiradentes na Matriz de Santo Antônio. A procissão passa pelas principais ruas de ambas as cidades.

Domingo de Páscoa

As missas de Páscoa são realizadas tradicionalmente em ambas as cidades citadas no nosso artigo. Algumas das celebrações inclusive são seguidas de procissões fechando assim as tradições da Semana Santa em Minas Gerais.

Geralmente, as cidades históricas mineiras mantêm tradições seculares, aqui também podemos incluir outros municípios que realizam uma programação completa como Ouro Preto. Vale lembrar que existem outros eventos paralelos acontecendo nas cidades como a confecção de tapetes de rua que trazem ainda mais simbolismo a esse momento da fé católica.

E então gostou do nosso artigo com as tradições da Semana Santa em Minas Gerais? Você já participou de alguma delas ou deseja conhecê-las? Deixe o seu comentário!

Deixe um Comentário