+55 (32) 3355.1483

Blog Candonga da Serra

19 abr

Os melhores destinos gastronômicos de Minas Gerais

Que Minas Gerais é um dos estados com as comidas mais saborosas não é segredo. Tanto é que a gastronomia mineira atrai milhares de turistas anualmente. A profusão de sabores e referências advindas de várias partes do mundo tornaram o lugar o destino gastronômico perfeito.

 

Tanto é que o estado é repleto de festivais que celebram a boa mesa e são literalmente um prato cheio para os apaixonados por culinária. Nos tópicos a seguir falaremos sobre alguns dos melhores destinos gastronômicos de Minas Gerais. Confira!

Belo Horizonte

Tradição e modernidade convivem lado a lado na capital mineira. Isso faz com que a cidade seja local de restaurantes antigos e novos. É possível encontrar pratos da culinária internacional, mas também típicos mineiros.

 

Inclusive, BH é conhecida como a capital dos barzinhos. São nesses estabelecimentos em que é possível experimentar petiscos como o torresmo com angu, bolinho de bacon recheado com queijo minas, entre outras delícias.

 

É na cidade também que existe uma das maiores competições gastronômicas entre os botecos, a chamada: Comida di Buteco. Que anualmente inspira os chefes de diferentes estabelecimentos a recriarem pratos inspirados em ingredientes mineiros. Imperdível!

Araxá

A famosa cidade do Circuito das Águas também ganhou destaque por seus doces em compotas, algo típico dos mineiros. Não é difícil encontrar vários produtores locais que se dedicam a produção de goiabadas, doces de figo em calda, entre outras delícias.

 

Araxá também é referência no que diz respeito a culinária mineira em geral e nacional. Tanto é que anualmente ela recebe festivais que celebram as delícias locais e incorpora pratos de diferentes lugares do país e, até mesmo, do mundo.

Monte Verde

 

Monte Verde é um distrito de Camanducaia e é famoso por seu inverno gelado, que atrai milhares de turistas todos os anos. Mas não é só esse atrativo que enchem os olhos de quem passa pelo distrito. Como é típico em quase toda cidade mineira, a culinária local é um convite a parte, especialmente, na vila que conta com restuarantes, casas de chá, bares que combinam a gastronomia mineira e europeia, com influência especialmente alemã.

 

A cidade ainda recebe anualmente o Festival Gastronômico de Monte Verde que conta com a participação de restaurantes locais, chocolaterias, bares e outros estabelecimentos celebrando a cozinha regional.

Tiradentes

Como não poderia faltar nessa lista, Tiradentes é outro município que se destaca pela valorização da culinária, um destino gastronômico perfeito em Minas Gerais. A cidade conta com restaurantes de renome que servem a tradicional comida mineira caseira, mas também estabelecimentos que recriam pratos a partir de ingredientes regionais e transformam em verdadeiras experiências culinárias, que enchem os olhos e aguçam os paladares.

 

Tanto é que há mais de 20 anos a cidade recebe o renomado Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. O evento reúne chefs conhecidos no Brasil e no mundo que promovem diversas intervenções desde de cozinha ao vivo até os festins com pratos exclusivos. A cada edição é escolhido um ingrediente por meio dos quais os chefs criam suas receitas, exaltando ainda mais a culinária local e brasileira.

 

Essas quatro cidades são apenas um aperitivo do que o turista encontra em Minas Gerais no quesito gastronomia. O estado é muito rico e diverso o que faz com que os municípios valorizem bastante as tradições gastronômicas.

 

E então gostou dos destinos gastronômicos de Minas Gerais que apresentamos? Deixe seu comentário e nos conte se já teve experiências saborosas em algum deles!

 

Deixe um Comentário