3 receitas de doces mineiros
Se tem uma tradição que o mineiro tem é de receber os familiares e amigos com uma boa refeição. Isso não é à toa. Afinal, o estado é famoso por sua culinária rica e bastante saborosa, apreciada por todo o Brasil e, até mesmo, fora dele.
O toque caseiro é que faz com que as receitas sejam ainda mais especiais. Pensando nisso, separamos 3 receitas de doces mineiros que você precisa conhecer. Continue a leitura e descubra mais sobre as delícias que encantarão seus convidados e família!
Rocambole de doce de leite
O rocambole de doce de leite é uma tradição no estado. Inclusive, existem cidades, como Lagoa Dourada, que são populares pela especialidade. Desde 1907, o município passa de uma geração para outra a receita que encanta turistas que a visitam.
Ingredientes para a massa e recheio:
- 6 ovos
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 7 colheres (sopa) de farinha de trigo (elas devem estar cheias)
- 1 colher (café) de fermento em pó
- Coco ralado ou açúcar refinado para polvilhar por cima
- 1 pote de doce de leite
Modo de preparo:
O primeiro passo é separar as claras e batê-las em ponto de neve firme. Em seguida adicione as gemas e o açúcar, batendo-os com as claras. Depois disso, desligue a batedeira e adicione a farinha misturando-a até forma uma massa. Por último coloque o fermento. A massa deve ser colocada em uma assadeira com formato retangular, esta precisa estar untada ou forrada com papel manteiga.
É preciso prestar bastante atenção ao tempo, como essa massa assa rápido, fique de olho para que ela não fique dourada demais. Depois é só desenformá-la em um pano úmido, passar o doce de leite sobre toda a extensão de maneira generosa e enrolá-la.
Por último salpique o coco ou o açúcar refinado e sirva.
Biscoito de goiabinha
Se tem uma coisa inconfundível em Minas é a sua paixão pela goiabada. Além de super saboroso, o doce está numa série de receitas, entre elas o biscoito goiabinha. No município de Ponte Nova, por exemplo, a goiabada é uma tradição cultivada há mais de 80 anos.
Ingredientes para a massa e recheio:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 150 g de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 3 colheres (sopa) de água
- 150 g de goiabada (que deve ser cortada em tiras finas)
Modo de preparo:
Em um refratário coloque a farinha de trigo e misture-a com a manteiga e duas colheres (sopa) de açúcar. Amasse bem até formar uma farofa.
Depois faça um buraco no meio dessa farofa e coloque a água, misturando até formar uma massa. Em uma superfície coloque farinha e abra essa massa com um rolo. Use cortadores para fazer pequenos discos ou faça pequenas bolinhas.
Nos discos coloque a goiabada no centro e junte dois extremos. Já na bolinha, achate o centro e insira a goiabada. Depois é só colocar os biscoitos prontos na assadeira untada e levar ao forno preaquecido, deixando-os por 20 minutos. Retire-os do forno e polvilhe-os com um pouco de açúcar refinado!
Cocada cremosa
Apesar da origem africana, a cocada se tornou um doce característico de Minas por ter sido trazida ainda no Brasil colônia para as nossas terras. Com o tempo, novas receitas foram sendo criadas e aperfeiçoadas. Confira a seguir o ingredientes de uma deliciosa cocada cremosa.
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 100 gramas de coco ralado
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de leite
Modo de preparo:
Coloque o coco ralado junto ao leite e deixe-o descansar por 15 minutos. Depois insira esses dois ingredientes em uma panela junto ao leite condensado e o açúcar. Leve ao fogo e mexa até que o doce desgrude da panela. Coloque a cocada em uma assadeira untada e deixe-a esfriar. Depois é só cortar o doce em partes iguais.
E então, gostou das nossas receitas de doces mineiros? Qual a sua preferida? Tem algum outro doce típico do estado pelo qual você é apaixonado? Deixe o seu comentário!